terça-feira, 29 de julho de 2008

Em qualquer outro lugar...






















É no mínimo muito estranho se ver pelos olhos dos outros. 
Pelos olhos dos nossos filhos, então? 
Pode ser um choque.
.
"Mãe, ela lembra você."
.
O comentário veio de Paula, e não se referia à aparência. 
A comparação era com o personagem de um filme que assistíamos numa tarde de domingo, de preguiça e sol, e que eu estava achando abominável. Não o filme, o personagem.
Em um momento do filme, inadvertidamente e sem nenhum preparo para tal, a mãe se vê pelos olhos da filha. Meu sentimento, expresso em palavras: "bem feito!".
"Como, afinal, uma mãe pode ser assim? Querer sonhar o sonho de seus filhos, decidir a rota de suas vidas? Que absurdo isso!"
E o olhar arrevesado de Paula, no tapete, me coloca na defensiva incontinenti: "EEEUUU nunca fiz isso! Nunca sonhei os sonhos de vocês!"
O "não, mãe, claro que não" acompanhado de outro olhar extremamente eloquente (embora indecifrável) me põe maluca. Como saber se ela está sendo honesta, se está sendo irônica, se está sendo generosa?
Então, no fim do filme, bem no finzinho, quando a menina fala de como será o mundo quando sua mãe partir, euzinha, do alto de minha modéstia ímpar, concordo: "é, filha. Tem tudo a ver comigo!"
Suspiros: "ai, mãe."
Pior.
Em alguns momentos identifiquei-me com a mãe. 
Perdida, confusa, insegura, pateticamente solitária e cheia de sonhos, tentando acertar e errando, errando, errando. 
Caraca! Não adianta querer ser perfeita, impossível!!! É da natureza humana ser imperfeito.
E por vezes, sou humana em demasia - com grande dificuldade em conciliar as diversas personagens que convivem em mim: a mãe, a mulher, a profissional, a irmã, a sonhadora, a filha, a amiga, a amante, tantas! 
Tantos conflitos!
...
E penso que, afinal, deve ser mesmo assim.
...
Embora continue sendo um choque se vislumbrar através de outros olhos - principalmente quando são olhos que você gerou.

4 comentários:

  1. Que filme? Que personagem?

    É realmente complicado. A gente nasce, olha no espelho e identifica aquela imagem como o nosso "eu". E então fazemos mil e uma peripécias para defender o nosso "eu", para justificá-lo perante a vida. Só que a única forma da gente visualizar o nosso "eu" material é olhando para o espelho; quem que nunca se surpreendeu ao olhar uma foto e ver-se de uma maneira que nunca tinha se visto antes? Só que a visão que a gente tem da gente mesmo no espelho nunca é a mesma visão que as outras pessoas tem da gente.
    E é a mesma coisa que o nosso "eu" espiritual, se é que é esta a palavra. A única maneira de nós visualisarmos o nosso "eu" é olhando para dentro de nós mesmo. Nós podemos pensar, refletir, meditar; mas nada disso mostrará a visão que as outras pessoas tem do nosso "eu", porque nossa imagem para eles é diferente do que para nós mesmos (mas a gente continua achando que a visão deve ser a mesma que a nossa, tem que ser!). E é por isso que a gente se surpreende de repente, quando descobre por acaso uma das nossas imagens.
    (Mas lembre-se: se a personagem lembra você não quer dizer que ela seja igual a você; nenhuma pessoa é reproduzível, nem mesmo na melhor biografia, porque uma biografia nunca representa uma pessoas, mas sim a imagem mais aceita que tem-se dela. E, às vezes, aquilo que você ama ou odeia em determinado personagem/pessoa não seja tão importante assim para outrem.)

    ps:amo amo.

    ResponderExcluir
  2. Mãezinha...
    Ver uma pessoa e me lembrar da senhora não significa que a essência seja igual. E não se preocupe, nunca houve tampouco haverá mulher que eu mais admire. A dedicatória do meu tcc diz o seguinte "Aos meus pais. Para que um dia possam sentir por mim orgulho que tenho por eles". Então, não se preocupe. Errando, acertanto, arriscando, tanto faz. A senhora é única, e é a melhor. De todas as outras. Te amo muito, trem inseguro!

    ResponderExcluir
  3. MAYA, QUE PIRA LOUCA É ESSA??? FILOSOFOU GERAL, HEIM?!
    E o filme se chama 'Em qualquer lugar'. É bom, do estilo que eu e a mãe gostamos e vc odeia!

    ResponderExcluir
  4. EU PIRO MERRRRRRRMO!!!!
    hehehehe

    Aloooooouuuuu!?!!?!?
    Parece que não meu conhece?
    Não sabe que eu não sou normal??
    :)

    ResponderExcluir