terça-feira, 10 de maio de 2011

Você já pensou em ficar um ano sem comprar nada?



Tudo bem, muito radical.

E sem comprar roupas, sapatos, acessórios?

Tá, tá certo. Ainda é radical.

Um ano sem comprar apenas roupas?

Muito, também? Oquei.

Quem sabe um dia? Um diazinho apenas sem comprar NADA, absolutamente nada?



*_*

Pois é, existe um movimento iniciado nos Estados Unidos há pouco mais de dez anos, que já chegou à Europa, e prega um dia sem compras –  para combater os efeitos da publicidade ao consumo, exarcebado e desnecessário. A princípio foi como uma voz solitária se erguendo em favor do planeta (sim, o consumo exagerado afeta o planeta, a sustentabilidade e o nosso futuro), à qual foram se juntando outras.

Aqui no Brasil, procurando no Google, encontramos alguns exemplos:

a Joanna, a Nadja, a Marina e a Evelyn se propuseram a passar um ano sem consumir algumas coisas. Seja em prol da sustentabilidade do planeta ou do próprio bolso, são iniciativas interessantes a favor da redução do consumo desenfreado – e um exercício importante sobre autocontrole. Torcemos para que elas consigam seus propósitos!



*_*



Esta blogueira que vos escreve juntou-se ao coro acima, registrando a intenção de um "ano sabático" no consumismo. É isso aí, tenho um novo diário, onde pretendo registrar dia a dia meu progresso e metas atingidas. Sei que virão crises de abstinência (tá, eu assumo, sou consumista sim, e daí??? Tô tentando melhorar, não tô???), sei que virão momentos em que abrirei meu guardarroupa e ficarei lá, com cara de besta, olhando e pensando que não tenho roupa para a ocasião. Sei que terei crises desesperadoras quando estiver há uns três meses sem comprar sapatos e revistas. Deus do céu, não pensei direito quando impulsivamente tomei esta atitude, mas agora... ah, agora sou obrigada a manter minha palavra, honrar minhas intenções. Sim, eu posso. Sei que consigo.

Um ano sem compras supérfluas, sem roupas, sem sapatos, sem acessórios, sem revistas, sem coisinhas de casa. Talvez eu me torne uma pessoa melhor com isto, talvez não sobreviva à experiência.



*_*



Vocês estão convidados a acompanhar, torcer, opinar. Todo apoio nesta empreitada é muito mais que bem vindo!

Um comentário:

  1. Mais uma para o time: seja muito bem vinda!!! Se quiser trocar coisas durante seu ano sem compras estou à disposição!!! É bom saber que tem mais pessoas nesse movimento, a gente sente que vai dar contas, porque uma apóia a outra. Abraço!

    ResponderExcluir