quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Você me faz sorrir, Poleth!

Algumas coisas servem pra me fazer pensar. 
Não, não tenho feito disto um hábito freqüente –muitas vezes apenas ajo por impulso, ou sigo a inércia do dia a dia. 
Mas algumas coisas, de alguma maneira, pressionam o ponto certo e fazem um click, iniciando um processo de reflexão e (auto)crítica.
Receber de Paula o selinho “este blog me faz rir” foi um destes acontecimentos. 
Mais do que parar pra nomear o que me faz rir, me fez parar pra pensar porque a faço rir. 
E acho que, ultimamente, apenas pelo amor que sente por mim, já que ando uma pessoa sorumbática, irritada, impaciente. 
Diria até inodora, incolor, insossa. 
E pensar nisto me fez sorrir. =)
Eu que sempre fui uma pessoa leve, de bem com a vida e riso fácil, teria o maior problema em listar apenas duas coisas que me fazem sorrir – mesmo agora, que estou em processo de recuperação de uma quase-depressão. 
Sobre isto hei de falar em outro momento, quando a vontade aparecer. 
Então comecei a listar coisas que, indubitavelmente, me fazem sorrir – mas coloquei pra mim mesma o número máximo de cinco pra colocar aqui.
1. Atender o telefone e ouvir meus irmãos, por exemplo, sempre me faz sorrir. 
Mesmo quando é madrugada, estou dormindo e eles bebendo juntos a muitos quilômetros de mim. Baeco!
2. Jogar imagem e ação, enciclopédia, qualquer jogo assim com meus filhos, me faz rir.
Tá, tudo bem. Às vezes me faz perder a paciência, também (o ônus de ter filhos inteligentes e críticos, por vezes irônicos), mas dou gargalhadas infinitas vezes a mais do que perco a paciência.
3. (Re)Encontrar amigos me faz sorrir. 
Sempre! E ultimamente este tem sido um motivo freqüente, hein?
4. Acordar num sábado de sol e preguiça, sem compromissos, sem hora pra nada, cônscia do valor de poder curtir isto me faz rir!
5. “A gente vai no cinema, Dindinha?”.
A simples pergunta dos meus sobrinhos, que revelam nosso programa habitual quando a gente se encontra, me faz sorrir. 
E manter a tradição também!
6. Reuniões de família me fazem rir, sempre. 
Ainda que por vezes venham acompanhadas de alguma tensão, algum estresse, um ou outro desentendimento... afinal, isto faz parte, não é? 
Senão, não seríamos uma família!
7. As conquistas dos meus filhos me fazem rir! 
Aliás, meus filhos são minha fonte mais constante de motivos pra sorrir (ainda que também sejam fontes de culpas, dúvidas, medos, angústias – o que também faz parte, né não?).
Parar pra contar quantos motivos listei aqui e descobrir que sim, extrapolei, também me fez sorrir. Essa, afinal, sou eu. E rir, pra mim, é como respirar: não sei viver sem.
Paulinha, filhota, obrigada por me fazer parar neste momento em especial e pensar nas coisas que me fazem rir e que tenho deixado despercebidas. =)  
Você, sem sombra de dúvida, é um motivo especial pra o meu riso constante.
Também me fazem sorrir a Tati, que não conheço pessoalmente, mas que tem textos ótimos e com quem me identifico muito; a Graci, que além de ter textos muito bons mora no meu coração sem pagar aluguel; a Lari que é vizinha dela nas mesmas condições e que escreve textos que, por vezes, me fazem pensar “como foi que eu não escrevi isto?”; a Maya que escreve só quando dá na telha (e isto tem sido raro!) e cujos textos são fantásticos – ainda que ela tenha escolhido, sabiamente, a área de exatas pra seu caminho profissional; e a Rejane, que nunca nem ouviu falar de mim, mas cujo blog acompanho sempre e gosto muito, pois ela tem um texto delicioso e fala de coisas que amo!
Então é isso, meninas! E quem quiser dizer o que a faz sorrir, sem a obrigação, sinta-se à vontade!



3 comentários:

  1. Mãe, você é linda e sempre me faz sorrir. Amo vc.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu. Amei saber que a faço sorrir. Mesmo!
    Vou colocar o seu blog nos Lapsos Alheios, porque eu sempre me perco para chegar até aqui, colocando lá fica mais fácil de lhe achar. Porque, eu também gosto dos seus posts! ;)

    ResponderExcluir
  3. E o que me faz sorrir? Abrir meu blog e ver palavras tão gentis como as suas, de pessoas "que nunca me viram", mas que elogiam e se comunicam com a mais pura sinceridade.

    Amei sua visita.
    Amei ser citada aqui.
    Amei conhecer você e seu espaço.
    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir