terça-feira, 5 de julho de 2011

DIA 56 - Quando o universo conspira...

Algo curioso é que certas coisas acontecem despercebidas no nosso cotidiano, até que, por algum motivo, nos despertam a atenção. Pronto, parece que tudo leva àquilo. Sabe, tipo a brincadeira do fusca azul? Ou então quando uma amiga conta que vai ter um filho, e você curte isto, às vezes até pensa em também ter um bebê, e de repente as grávidas pululam de todos os lados, em todos os momentos? E as coisinhas cuti de bebês que antes você nem notava saltam aos olhos, parece que o universo conspira para que aquele assunto seja presente e parte do seu dia a dia?


Pois é assim que estou me sentindo.
Comecei o blog como um diário (sou daquelas que sempre escreveram um, ainda que não na sua forma tradicional), e minha intenção inicial era apenas “não comprar por um ano”. O detonador disto? A repentina consciência de minha compulsão por compras, comprinhas e afins. Percebi aos poucos que esta atitude tinha também a ver com minha preocupação, muito anterior, com sustentabilidade (cheguei ao cúmulo, uma vez, de contar quantas garrafinhas pet eu produzia sozinha numa semana e juro, me assustei), reaproveitamento, reciclagem. E ainda com o meu “endividamento” eterno, sempre com parcelas a vencer (cartões!). E vi, nesta decisão impulsiva uma chance de melhorar algumas coisas, a começar por mim.
Acho que tenho algum tipo de déficit de atenção, ou de concentração. No decorrer do dia vem e vão várias ideias na cabeça, algumas que me parecem fantásticas, outras nem tanto, mas muito boas e todas, sem exceção, me despertam o desejo de partilhar - variações sobre os mesmos tema: consumo, economia e sustentabilidade. Cada ideia sugere um novo post, a ser desdobrado e redesdobrado – mas aí me perco, e quando sento pra colocar no papel, elas se foram.


Este texto, por exemplo, comecei pensando em algumas coisas que saltaram no meu colo hoje:
1. O artigo na Marie Claire deste mês, feito pela Vivienne Westwood, que fala de reaproveitamento, reutilização, reciclagem na moda. Percebem??? SUSTENTABILIDADE está na moda, sim. Cabe a nós não deixar que seja apenas uma onda, esta é uma moda a aderir e adotar como estilo de vida - pelo bem do planeta, pelo futuro dos nossos filhos (no meu caso, dos netos que ainda não tenho) e pelo nosso próprio bem estar;
2. O comentário da Marina contando sobre Oniomania... Gente, compra compulsiva tem nome, sim! E como toda compulsão, pode (deve?) ser tratada;
3. A descoberta de dois blogs sobre educação financeira (acho que isto devia constar do currículo escolar!!!) com um post sobre o endividamento das famílias brasileiras: o "fique rico diariamente" e o "valorize seu dinheiro";


4. Uma matéria muito boa sobre consumo consciente que me enviaram por email e, finalmente,

5. Um email que me fez chorar. E me fez sentir pequenininha. E reforçou mais ainda meu desejo de me tornar uma pessoa melhor.


2 comentários:

  1. Lu...
    Seu desafio é uma das melhores idéias que vi nos últimos ano e o seu blog é show !!!
    Estou à um passo de plager seu desafio pessoal...Posso ??? (Prometo que não vou fazer um blog sobre isso, só um ou outro post no meu blog...)

    Bjs,
    Ieda

    ResponderExcluir
  2. @Ieda
    Ieda, que delicia curtir as ferias com suas meninas!!! Lendo o que voce escreveu e vendo as fotos, deu uma saudadezinha das minhas quando eram pequenas.... coisa bem boa, viu?
    Flor, querida! Claro que voce pode, e nao vou nunca achar que esta me copiando, vou no maximo pensar que fui sua inspiracao (e isso eh uma coisa boa!!!!) assim como a Jojo foi a minha... acho a ideia do blog boa porque ajuda a gente, mas o compromisso de um blog soh pra isso, hoje eu sei, eh meio complicado...
    =)
    Seja bem vinda, me avise quando comecar e vamos trocar figurinhas!!!
    P.S.: tem mais gente no mesmo desafio, sabe? É muito legal, pq cada um estabelece suas metas pessoais... depois, com tempo, te dou o blog das que conheco!!!
    gde beijo!!!!

    ResponderExcluir