quarta-feira, 30 de março de 2011

Estivadores do Saber

estivador
es.ti.va.dor
adj (estivar1+dor2) Que estiva. sm 1 Operário que trabalha nas capatazias dos portos no serviço de carga e descarga de navios, quer trans­portando mercadorias do armazém ao navio, ou vice-versa, quer arrumando-as no necessário empilhamento. 2 Negociante de gêneros alimentícios. 3 Operário do saber (acrescentada por esta que aqui escreve, sob licença poética)


...


Esperando o elevador, encontro um colega guardando um crachá no bolso, e gaiata que sou, já descubro que vamos para o mesmo treinamento. E incontinenti, que temos mais uma coisa em comum além do futuro como educadores corporativos: Edson, do Raso da Catarina.
A caminho desta nova formação, ante a perspectiva de conhecer novos universos e amigos, mediante infindas possibilidades que o dia traz, invade-me o conhecido sentimento, misto de saudade e algo indefinível, que no decorrer do dia se transmuta em vários outros.
A presença dos Estivadores, intangível porém intensa e real, me acompanha por todo o dia, que termina com alguns de nós na Devassa Cervejaria. E o texto, que bailou o dia todo na cabeça, verbalizando como sinto por não ter mantido contato amiúde; constatando que deveríamos todos poder reviver esta experiência pelo menos uma vez por semestre; contando de como cada Estivador vive em meu coração, ainda que eu não o afirme e reafirme ininterrupta e peremptoriamente; falando de como a experiência vivida em meados de 2010 marcou-me indelevelmente, este texto não sai.
Como o sentimento permanece, é imperioso registrá-lo - para que não se perca no turbilhão de novas experiências e idéias e sentimentos.
Para terminar deixo expresso meu muito obrigada a cada um, com a esperança de que um dia nossos passos voltem a se encontrar nos caminhos da educadoria. E aos queridos, queridíssimos Beiga e Edson, maestros que me iniciaram nesta realidade, mais do que meu agradecimento, o carinho imensurável. "Infineterno".

Um comentário: