quinta-feira, 15 de julho de 2010

Receita de sopa

Você frita o alho, dois ou três dentes, em um pouquinho de óleo. Acrescenta a carne (que pode ser músculo, posta vermelha, acém) em cubos, e deixa fritar bem. Coloca água e deixa cozinhar até a carne ficar bem macia, quase desmanchando (na pressão funciona melhor). Deixa a água secar, e quando a carne começar a fritar novamente, coloca cebola. Raladinha, ou picadinha bem pequeno. Deixa refogar, e coloca tomates. Maduros, sem sementes, raladinhos. Ou bem picadinhos. Refoga mais um pouco. Acrescenta cenoura em cubos pequenos, vagem picadinha, batata em cubos, mandioquinha salsa, sempre mexendo e deixando refogar. Tempera com sal e pimenta do reino, coloca água, bastante, e deixa cozinhar. Sem pressão, que é pra os legumes cozerem aos poucos, ao tempo em que o caldo vai engrossando. Então você coloca cheiro verde, acerta o tempero e tá pronta uma sopa quase creme... pra o frio que vi hoje no JN, acho que este vai ser o cardápio do mês todo em Curitiba.
***
Mas o mais gostoso é quando a sopa tá pronta, o cheirinho pela casa toda e os filhos vão chegando, um a um. A gente se senta juntos pra aquecer o corpo com a sopa da mãe e a alma com a presença um do outro.
***
Esta receita também é conhecida por "Felicidade".

2 comentários:

  1. Que lindo, mãe. Muito lindo.
    Amo a receita de felicidade. E, só pra constar, eu não preciso te seguir no blog pra mostrar que te amo. Achei que não precisasse. Achei que vc conseguia ler nos meus olhos ou ouvir a cada palavra que te digo. E, se até agora não segui, não é por maldade ou qualquer outra coisa. É simplesmente por descuido.
    Onze dias! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah... Sopinha de mãe! Que dilícia!
    Com o frio que está fazendo aqui em Curitiba (eu estou agora soltando fumacinha pela boca =] ) eu vou cobrar, mesmo!
    Só dispenso a vagem... =D

    ResponderExcluir